Panorama

A presente exposição é uma mostra colectiva de artistas portugueses emergentes com o propósito de oferecer um panorama sobre a criação artística reunindo nomes que ainda não entraram no mercado da arte contemporânea. Criadores no âmbito das artes visuais que não se encontram representados por galerias de arte em Portugal mas que têm já uma consistência e pertinência de trabalho que vale a pena dar a conhecer.

Panorama, reúne um total de 14 artistas, todos com formação especializada, alguns ainda em final de curso, mas com curriculum expositivo já desenvolvido. É nesse sentido que o conceito de emergente é utilizado, sem, todavia, ter tradução na idade, uma vez os artistas apresentados são de diferentes gerações, razão pela qual vários vêem de outras áreas profissionais, tendo entretanto decidido assumir a criação artística como a sua actividade primordial.

Propõe-se uma visão diversificada sobre as várias áreas e suportes de criação, das artes plásticas às artes multimédia, com diversos trabalhos inéditos. A exposição inicia-se com as novas linguagens ligadas às artes digitais e termina com a Fénix das artes, a pintura.

Panorama é uma iniciativa de Le Consulat, um novo espaço de alojamento em Lisboa, situado no coração do Chiado, mais precisamente na emblemática Praça Luís de Camões, naquele que era o antigo Consulado do Brasil. Localizado no cenário histórico de encontro de criadores e intelectuais, Le Consulat pretende dar espaço às novas gerações de artistas e resgatar a simbologia de um espaço no Chiado para encontros e tertúlias, substituindo a diplomacia pela arte e pelo intercâmbio de culturas, com especial enfoque na valorização da arte contemporânea e divulgação de novos talentos.

A exposição Panorama terá lugar no 1º piso do n.º  22 da Praça Luís de Camões, em Lisboa. A inauguração está agendada para dia 12 de Maio e consta na programação paralela dos eventos sugeridos pela ARCO Lisboa.

 

Os artistas convidados são:

  1. Andreia Pinelas, escultura
  2. Nuno Godinho, escultura cinética, vídeo interactivo
  3. Natália Mello, vídeo, objectos sonoros
  4. Nuno Lacerda, Instalação-vídeo
  5. Henrique Vieira Ribeiro, fotografia, vídeo
  6. Beatriz Albuquerque, fotografia
  7. Henrique Frazão, fotografia
  8. Ana Caetano, desenho
  9. Eduarda Rosa, desenho/pintura, colagem, objectos
  10. Diogo Costa, desenho
  11. Inês Norton, fotografia, instalação
  12. Marta Ramos, pintura
  13. João Gabriel Pereira, pintura
  14. Fernão Cruz, pintura, objectos
No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.